Aniversário do Facebook: Relembre a criação da rede social

0
88
Jesse Eisenberg em cena de A Rede Social, filme sobre o Facebook


O Facebook comemora 21 anos nesta terça-feira (4). A plataforma se tornou sinônimo da era digital, transformando a comunicação e a forma como as pessoas interagem no mundo. Seu impacto é imensurável e, por isso, o filme A Rede Social (2010) retrata a criação desse império bilionário. Não à toa, a produção recebeu oito indicações ao Oscar.

Em uma noite de outono de 2003, Mark Zuckerberg, um brilhante estudante de Harvard, começa a desenvolver uma ideia que daria origem ao Facebook, uma das maiores redes sociais do mundo. Seis anos depois, com 500 milhões de usuários, ele se torna o bilionário mais jovem da história. Porém, seu crescimento meteórico vem acompanhado de desafios legais e conflitos pessoais.

Jesse Eisenberg teve a difícil tarefa de interpretar Mark Zuckerberg, mas sua performance elevou seu patamar na indústria cinematográfica. Como reconhecimento, ele foi indicado à categoria de melhor ator no Oscar 2011.

Já Andrew Garfield, assim como seu personagem no filme, acabou sendo esnobado pela premiação. No longa, ele interpreta Eduardo Saverin, o melhor amigo de Zuckerberg e cofundador do Facebook.

Jesse Eisenberg e Andrew Garfield em cena de A Rede Social, filme sobre o FacebookJesse Eisenberg e Andrew Garfield em cena de A Rede Social, filme sobre o Facebook

Jesse Eisenberg e Andrew Garfield em cena de A Rede Social

Divulgação/Columbia TriStar

A traição no Facebook

Inicialmente, Eduardo Saverin financia o projeto e assume o papel de diretor financeiro da empresa. No entanto, conforme o Facebook cresce e atrai investidores como Sean Parker (Justin Timberlake), ele começa a ser gradualmente excluído das decisões.

O momento decisivo acontece quando Eduardo descobre que sua participação na empresa foi diluída sem seu conhecimento. Antes, ele possuía um terço do Facebook, mas, após mudanças contratuais feitas por Zuckerberg e os novos investidores, sua participação caiu para menos de 1%.

Enfurecido, ele confronta Zuckerberg na sede da empresa e, em uma das cenas mais intensas do filme, destrói um laptop, simbolizando sua revolta com a traição.

Após essa reviravolta, Eduardo processa Mark Zuckerberg, e o filme sugere que eles chegaram a um acordo judicial. Na vida real, o brasileiro recebeu uma compensação bilionária e manteve o reconhecimento como cofundador do Facebook.

A Rede Social venceu o Oscar de melhor roteiro adaptado, trilha sonora e edição. No Brasil, o filme está disponível apenas on demand. Assista abaixo ao trailer completo:

Jesse Eisenberg em cena de A Rede Social, filme sobre o FacebookJesse Eisenberg em cena de A Rede Social, filme sobre o Facebook

Trailer de A Rede Social

Jesse Eisenberg no filme sobre o Facebook



Fonte UOL

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui