Neste 20 de julho, as Nações Unidas celebram o Dia Internacional da Lua. A data marca o primeiro pouso humano em superfície lunar através da missão Apollo 11, que foi realizada em 1969.
Neste grande marco para a humanidade, os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin, dos Estados Unidos, pisaram na lua enquanto Michael Collins ficou em órbita no módulo de comando.
Aumentar a consciência
O Dia Internacional da Lua foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2001, com o objetivo de aumentar a consciência sobre a exploração e utilização sustentável da Lua.
A resolução 1348 foi a primeira relacionada ao espaço sideral.
A decisão conhecida como “Questão do Uso Pacífico do Espaço Exterior” tem como propósito discutir como o espaço sideral pode beneficiar os povos do planeta.
Entre documentos adotados antes está a “Carta Magna do Espaço”, conhecida como Tratado sobre os Princípios que Regem as Atividades dos Estados na Exploração e Uso do Espaço Exterior, incluindo a Lua e Outros Corpos Celestes.
Atualmente, as Nações Unidas promovem a cooperação sobre o tema através do Escritório da ONU para Assuntos do Espaço Exterior, Unoosa, ligado ao Comitê das Nações Unidas para o Uso Pacífico do Espaço Exterior.
A Unoosa implementa as responsabilidades do secretário-geral sob o direito espacial internacional e mantém o Registro de Objetos Lançados no Espaço Exterior.
Fonte ONU