Uma produção conjunta entre o Brasil, Chile, México e Países Baixos, o filme O Último Azul vem chamando muita atenção, apesar de sua distribuição limitada em nosso país. Dirigido por Gabriel Mascaro (Divino Amor), o longa-metragem conseguiu o feito raro de estrear com 100% de aprovação no agregador Rotten Tomatoes.
Antes disso, a história já havia se destacado no Festival de Berlim de 2025, onde concorreu ao Urso de Ouro e levou o Grande Prêmio do Juri. Tudo isso graças a uma trama que mostra um futuro distópico, no qual toda a população idosa acaba sendo isolada em meio à Amazônia.
- No filme acompanhamos a história de Tereza (Denise Weinberg), que é enviada para uma colônia habitacional na região amazônica;
- Segundo o governo desse Brasil distópico, a medida é necessária para que idosos tenha uma “velhice digna”;
- No entanto, antes de aceitar esse destino ingrato e ser afastada de sua família, ela decide fugir e realizar seu grande sonho de voar;
- Em suas viagens, ela conhece o misterioso Cadu (Rodrigo Santoro), que a apresenta ao caracol Baba Azul — cujo brilho permite ver o futuro;
- O longa-metragem traz uma mistura do real com o imaginário, que é ancorada sobre uma narrativa baseada na premissa de que é possível mudar destinos que parecem inescapáveis.
No Brasil, O Último Azul é distribuído pela Vitrine Filmes, responsável por obras como 100 Quilos de Estrelas e 13 Sentimentos. Além de Weinberg e Santoro, o elenco também traz Mirian Socorrás como Roberta, Adanilo como Ludemir e Clarissa Pinheiro no papel de Joana.
Quando O Último Azul chega ao streaming?
A estreia de O Último Azul nos cinemas brasileiros acontece mais de seis meses após sua primeira exibição, ocorrida no dia 16 de fevereiro deste ano. Durante esse intervalo, ele passou por festivais como o de Cartagena, de Buenos Aires e de Instambul, bem como os de Portugal e de Sydney, na Austrália.
Dado que acaba de chegar às redes comerciais, ainda não há uma previsão de quando o título pode chegar ao streaming. No entanto, levando em consideração o fato de que a Globo Filmes está listada como uma de suas coprodutoras, há grandes chances de ele chegar ao catálogo da Globoplay em um futuro próximo.
Fonte Tecmundo