Nova pesquisa revelou impactos para a saúde mental em pessoas que passam muito tempo conectadas à internet

A internet é considerada uma das maiores revoluções dos últimos anos. Hoje em dia praticamente todos os serviços já são oferecidos de forma online. É um ambiente importante profissionalmente, mas também muito utilizado para o lazer.
No entanto, esta exposição exagerada pode trazer efeitos importantes para a nossa saúde. Segundo um novo estudo, a maioria dos brasileiros relata se sentir estressada ou sobrecarregada enquanto navegam na web.

Estresse é uma consequência do mundo conectado
- O estudo foi realizado pela empresa de software Opera em parceria com a Oxford Mindfulness, uma instituição de caridade internacionalmente reconhecida por ensinar práticas de cuidado psicológico.
- Ele revelou que 83% dos adultos brasileiros passam, no mínimo, quatro horas por dia em frente a uma tela no trabalho.
- Quando voltam para casa, 71% dos ouvidos dizem consumir pelo menos mais duas horas em casa.
- Além disso, 84% dos entrevistados revelam sentir-se estressados ou sobrecarregados enquanto navegam na internet.
Leia mais

O levantamento também destaca que 68% dos ouvidos já testaram o método mindfulness, enquanto 32% teriam interesse em experimentar o método de meditação que cultiva a atenção no momento presente.
Uma pesquisa brasileira publicada na Revista Sociedade Científica mostrou que sessões diárias de apenas 12 minutos, mesmo conduzidas virtualmente, foram capazes de reduzir de forma significativa sintomas de ansiedade e depressão entre colaboradores após 30 dias de prática.
A web é um lugar onde o estresse acontece, mas também pode ser onde a calma começa. Os dados apontam que os brasileiros já possuem o hábito de usar ferramentas digitais para o bem da saúde mental, e cada vez mais isso se tornará uma rotina. O Opera Air, por exemplo, permite que os usuários experimentem os benefícios do mindfulness diretamente do navegador.
Sharon Hadley, CEO da Oxford Mindfulness

Ao adotar a prática pela internet, um navegador projetado ajuda a promover o mindfulness e reduzir o estresse, facilitando a integração dos usuários com recursos-chave de bem-estar mental diretamente em seu fluxo de trabalho.
São duas funções principais: Take a Break, com exercícios de respiração, alongamentos de pescoço e meditações; e Boosts, paisagens sonoras que utilizam frequências que ajudam a acalmar.

Colaboração para o Olhar Digital
Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.
Fonte Olhar Digital