Tecnologia permite observar como os circuitos neurais tomam decisões e se adaptam a mudanças, bem como o que acontece em transtornos mentais

Uma nova ferramenta pode ajudar a entender como o cérebro transforma informações em ações. Chamado CogLinks, o modelo de computador foi desenvolvido por cientistas da Universidade Tufts, nos Estados Unidos.
Segundo a equipe, a tecnologia permite observar como os circuitos neurais tomam decisões, aprendem com erros e se adaptam a mudanças. Além disso, dá indício do que acontece quando esse processo não funciona como o esperado, como ocorre em transtornos mentais.

Processo de aprendizado do cérebro em evidência
Os pesquisadores explicam que o CogLinks é capaz de reproduzir a arquitetura e as conexões dos neurônios. Diferentemente da inteligência artificial convencional, a ferramenta permite visualizar o processo de aprendizado no cérebro.
Durante o trabalho, a equipe conduziu um estudo de imagem cerebral (fMRI) em voluntários, em parceria com a Universidade Ruhr de Bochum, na Alemanha. Os participantes jogaram um jogo em que as regras mudavam de forma inesperada, exigindo ajustes rápidos de estratégia.

As imagens mostraram que o tálamo mediodorsal ajuda o cérebro a perceber quando o contexto de determinada situação muda. Isso exige uma adaptação a novas informações e, consequentemente, uma mudança de postura diante do fato.
Leia mais

Esperança no tratamento contra transtornos mentais
- Os cientistas afirmam que a ferramenta pode ajudar a mapear as causas biológicas de transtornos mentais.
- A ideia é usar o CogLinks para investigar como mutações genéticas associadas à esquizofrenia afetam os circuitos cerebrais e dificultam a flexibilidade do pensamento.
- De acordo com os pesquisadores, “se entendermos como o cérebro se desvia, podemos aprender a realinhá-lo”.
- Isso pode transformar a maneira como tratamos doenças mentais, possibilitando a adoção de terapias mais precisas.
- As conclusões foram descritas em estudo publicado na revista Nature Communications.

Colaboração para o Olhar Digital
Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.
Fonte Olhar Digital