Como manter o equilíbrio nas festas de fim de ano e começar 2026 com mais saúde

0
9

Comer bem, celebrar e cuidar da saúde é possível; tudo depende de escolhas conscientes e mudança de mentalidade

As festas de fim de ano são sinônimo de celebração, reencontros e muita comida boa. No entanto, também são o gatilho para o início de um ciclo de promessas e frustrações ligadas ao corpo e ao peso. Logo após as confraternizações, é comum o sentimento de culpa e a enxurrada de metas de “começar o ano focado na dieta”. Mas será que precisa ser assim?

De acordo com especialistas em emagrecimento e bem-estar, o segredo não está em dietas restritivas, mas em equilíbrio, consciência e autocuidado.

“Quando compreendemos que o corpo responde à forma como pensamos, sentimos e nos alimentamos, percebemos que o processo de emagrecimento vai muito além da comida — é sobre mudar a relação com ela”, explica a mentora de saúde e bem-estar Bárbara Gardim.

Para manter o foco durante o período de festas, algumas estratégias simples podem fazer diferença:

Comer com presença: saborear cada refeição com calma ajuda o cérebro a entender o momento da saciedade.

Fazer boas escolhas: equilibrar alimentos nutritivos com pequenas indulgências evita exageros e culpa.

Não pular refeições: deixar de comer ao longo do dia aumenta as chances de comer em excesso à noite.

Beber água regularmente: a desidratação pode aumentar a vontade de comer.

Recomeçar com leveza: um deslize não anula o progresso; o importante é retomar o cuidado no dia seguinte.

“Durante muitos anos, eu vivi o efeito sanfona. Acreditava que emagrecer dependia apenas de força de vontade ou de cortar tudo o que eu gostava. Mas aprendi que o emagrecimento real acontece quando cuidamos da mente e do corpo juntos”, comenta Bárbara.


“Festas, férias e eventos sociais fazem parte da vida — e não precisam ser inimigos de quem busca uma vida mais saudável.”

Um novo olhar sobre o emagrecimento

Mais do que eliminar números na balança, o verdadeiro desafio está em transformar hábitos e desenvolver uma relação positiva com o corpo e a alimentação. A mentalidade de “tudo ou nada” é uma das maiores vilãs de quem deseja resultados duradouros.

“A constância é mais importante que a perfeição. Quando entendemos que não é preciso ser radical, mas consistente, o emagrecimento se torna leve e sustentável”, conclui Bárbara.

Sobre Bárbara Gardim

Mentora de emagrecimento saudável, saúde e bem-estar há mais de 10 anos, Bárbara Gardim é paulista, palestrante, mãe, esposa e cristã. Após eliminar 40 kg em 11 meses com o apoio de uma mentora, decidiu mudar de carreira — deixou o cargo de gerente em um banco público para se dedicar a ajudar outras mulheres. Estudiosa de Neville Goddard e Hélio Couto, alia técnicas de reprogramação neurolinguística à mudança de estilo de vida. Mais de mil mulheres em diversos países já passaram pelo seu método, alcançando resultados significativos.


“Fui obesa a vida toda, sofri bullying na infância e nunca tinha sido magra. Depois de 23 anos tentando diferentes métodos, decidi dar um basta e transformar minha história”, conta.


Instagram: @barbaragardim.fit

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui