‘Slop’ é a palavra de 2025 para o dicionário Merriam-Webster

0
4
'Slop' é a palavra de 2025 para o dicionário Merriam-Webster

O tradicional dicionário Merriam-Webster revelou a palavra do ano de 2025 no último domingo (14). O termo é “slop”, uma expressão cada vez mais comum em termos de inteligência artificial (IA).

A definição oficial da plataforma para slop é “conteúdo digital de baixa qualidade que é produzido geralmente em quantidade por meios de IA“.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Segundo o Merriam-Webster, a escolha se justifica pela alta quantidade de vídeos, ilustrações, propagandas, desinformação, livros e até relatórios que são considerados irritantes, mas acabam tolerados em vários ambientes na contemporaneidade.

O dicionário ainda foi atrás dos significados que essa palavra em inglês recebeu ao longo do tempo. No século XVIII, ele nasce como “lama suave”, mas o termo depois passa a ser usado para “comida desperdiçada” e, mais tarde, “lixo” ou “produto de pequeno ou nenhum valor”.

 

No caso do uso na área da IA, slop é usado para descrever o conteúdo feito por ferramentas generativas com erros, bizarrices visuais ou simplesmente a ausência de qualquer valor artístico — mas que não impediu esses materiais de viralizarem em redes sociais cmo o Facebook.

O YouTube e o TikTok até anunciaram ao longo do ano medidas para reduzir a profusão desse tipo de conteúdo, inclusive desmonetizando conteúdos considerados de má qualidade e feitos artificialmente.

As outras palavras de 2025

O Merriam-Webster selecionou ainda outros termos que entraram na briga, mas acabaram abaixo no ranking de palavra do ano para o dicionário:

  • gerrymandering, termo de manipulação eleitoral nos EUA para redesenhar distritos eleitorais nos EUA e trocar a vantagem de um partido para o outro;
  • touch grass, expressão imperativa para mandar alguém tocar a grama, usada como forma de pedir que alguém faça atividades sociais fora de casa e saia da internet;
  • performativo, adjetivo sobre exibição em geral de pessoas em diferentes contextos;
  • tarifas, em relação às imposições comerciais de Donald Trump contra vários países;
  • six seven, a gíria de reação que nasce de uma música e marcou uma geração, sem necessariamente significar algo específico;
  • conclave, a escolha por meio de votação do novo papa da Igreja Católica pelos cardeais, realizada após a morte do papa Francisco;
    Lake Char­gog­ga­gogg­man­chaug­ga­gogg­chau­bu­na­gun­ga­maugg, um lago no estado norte-americano do Massachusetts que viralizou por estar presente em um jogo na plataforma Roblox.

O dicionário de Oxford também já escolheu a palavra do ano e ela é diferente, apesar de também ser relacionada com redes sociais. Trata-se de ‘rage bait’, o conteúdo digital que é feito propositalmente para causar indignação, brigas e engajamento.



Fonte Tecmundo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui