Com 150 ritmistas, trupe circense na ala caricata e trio elétrico repaginado, tradicional banda de Diamantina vai homenagear o ator e circense mineiro Marcos Frota
O “respeitável público” mineiro já pode preparar o fôlego, porque a Bartucada promete equilibrar a tradição de seus tambores com a magia das lonas sem deixar o ritmo cair. Na próxima terça-feira de Carnaval (17), o bloco leva o tema “Onde a folia encontra o picadeiro” para a Região Centro-Sul de Belo Horizonte. A concentração começa às 13h, na Avenida Brasil, 1145, no bairro Funcionários, prometendo ser um dos pontos altos do feriado oficial na capital.
O grande homenageado do ano é o ator e empresário mineiro Marcos Frota. Figura icônica da teledramaturgia da TV Globo, Frota é o maior embaixador da arte circense no país. Para a Bartucada, a escolha celebra a conexão entre a disciplina da bateria e o rigor técnico das arenas, onde a arte popular encontra sua expressão mais democrática.
A proposta vai além de uma simples fantasia: a banda quer mimetizar a estrutura de um espetáculo itinerante sob o céu aberto. Na bateria, 150 ritmistas assumem o papel de mestre de cerimônias, conduzindo o público por um roteiro que alterna a euforia de clássicos da música com elementos sonoros e cenográficos.
Para Conrado Fabrino, um dos fundadores da Bartucada, a imersão no tema resgata a memória afetiva dos circos que percorrem o interior mineiro. “É a união do gigantismo do Carnaval atual com um dos bens culturais mais lúdicos que existem. É uma memória guardada por todas as gerações”, afirma.
A estética do projeto busca transformar a Avenida Brasil em um ambiente de encantamento, onde o público deixa de ser apenas espectador para se tornar parte do elenco. É a celebração do “maior espetáculo da Terra” traduzida para a linguagem do samba-rock, axé-music, assim como das marchinhas que consagraram o grupo.
Figurino e identidade visual revela explosão de cores

O impacto visual da bateria, que conta com mais de 150 percussionistas, terá assinatura global. Cristhiane Louback, designer integrante do time da Rede Globo, assina o novo figurino e a identidade visual do grupo para 2026.
O projeto une o conceito lúdico do circo à paleta de cores clássica da Bartucada, o vermelho e o amarelo, em peças desenhadas para garantir performance e impacto cênico durante o trajeto.
Outra novidade é um momento especial preparado com exclusividade ao público em frente ao Colégio Arnaldo, com apresentações circenses. Enquanto isso, uma trupe circense vai compor a ala caricata de bonecos gigantes do Brókio do XAI-XAI.
Ainda estão previstas para o desfile várias novidades na trilha sonora. Os músicos trazem uma novidade produzida por um ícone do pop mineiro. A música “Bom de Love”, composta por Kemuel Ribeiro e Marcelo Toledo, foi gravada sob a coordenação do compositor e musicista Henrique Portugal (ex-Skank). A faixa já integra a playlist oficial do Carnaval de Belo Horizonte.
Além do lançamento autoral, a bateria apresenta seus novos arranjos para clássicos da música nacional como “Levada Louca”, famosa na voz de Ivete Sangalo com a Banda Eva, além de “Sonífera Ilha”, single dos Titãs, além de sucessos do Skank e da banda Jota Quest.
História chega aos 54º Carnaval
Fundada em 1972 nas escadarias da Rua da Quitanda, em Diamantina, a Bartucada consolidou-se como um patrimônio da cultura mineira. O grupo nasceu da irreverência de frequentadores do antigo Bar Baiúca e hoje atrai multidões de diferentes gerações.
O logotipo do bloco, um círculo que divide o sol e a lua, faz referência direta à história do grupo, que em suas origens atravessava a madrugada e só silenciava os tambores com o amanhecer.
Desfile Bartucada BH 2026
Data: Terça-feira, 17 de fevereiro
Concentração: 13h
Desfile: 14h
Local: Avenida Brasil, 1145 – Funcionários
Acesso: Gratuito / Público Geral

