De olho na Nvidia, Google lança nova geração de chips de IA

0
5

O chip Ironwood foi projetado para diversas funções, desde o treinamento de grandes modelos de linguagem até a utilização em chatbots de IA

googleu-1920x1080
(Imagem: Jay Fog / Shutterstock.com)

Compartilhe esta matéria

Com o aumento da demanda por chips gerada pelo boom da inteligência artificial, muitas empresas estão desenvolvendo os seus próprios dispositivos. É o caso do Google, que anunciou nesta quinta-feira (6) que o chamado Ironwood será disponibilizado em breve.

O produto faz parte da sétima geração da Unidade de Processamento Tensor (TPU) da gigante da tecnologia e passou por testes ao longo dos últimos meses. A novidade promete aumentar a eficiência e diminuir os custos.

inteligencia artificial
Demanda por IA está impulsionando desenvolvimento de novos chips (Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock)

Chip é quatro vezes mais rápido

O Ironwood foi projetado para diversas funções, desde o treinamento de grandes modelos de linguagem até a utilização em chatbots e agentes de IA. Ao conectar até 9.216 chips, o Google diz que os novos dispositivos eliminam “gargalos de dados para os modelos mais exigentes” e oferecem aos clientes “a capacidade de executar e dimensionar os maiores e mais intensivos modelos de dados existentes”.

A empresa ainda destaca que o dispositivo é mais de quatro vezes mais rápido que seu antecessor e que já existe uma grande demanda pelos produtos. A startup de IA Anthropic, por exemplo planeja usar até um milhão dos novos chips para executar seu modelo Claude, segundo o Google.

“Skills” do Claude chegam para competir com o AgentKit da OpenAI
Novos chips devem ser utilizados para alimentar chatbot de IA Claude (Imagem: gguy/Shutterstock)

A companhia também está preparando o lançamento de um conjunto de atualizações destinadas a tornar sua nuvem mais barata, rápida e flexível, à medida que compete com os maiores players de nuvem Amazon Web Services e Microsoft Azure. As informações são da CNBC.

Leia mais

Logo da Nvidia em uma placa na frente da fachada de um prédio
Domínio da Nvidia no setor de chips de IA pode estar ameaçado (Imagem: Poetra.RH/Shutterstock)

Foco no desenvolvimento da infraestrutura de IA

  • O desenvolvimento do novo chip faz parte dos esforços do Google para construir a infraestrutura de inteligência artificial do futuro.
  • Recentemente, o CEO da empresa, Sundar Pichai, afirmou que está sendo observada uma demanda crescente por soluções baseadas nos TPUs.
  • Ele ainda destacou que o segmento é um dos principais impulsionadores do crescimento da gigante da tecnologia.
  • Outras companhias como Microsoft, Amazon e Meta também estão investindo em chips que possam substituir os dispositivos da Nvidia.
  • A ideia é fornecer produtos mais baratos e eficientes, aumentando o poder de computação e aumentando as margens de lucro dessas empresas no setor de IA.


Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.




Fonte Olhar Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui