Alerta climático: 2024 foi o ano mais quente já registrado, confirma ONU

0
77

A Organização Meteorológica Mundial (OMM), órgão ligado à ONU, divulgou o mais novo Boletim de Gases de Efeito Estufa, e os resultados são preocupantes. O relatório mostra que 2024 foi o ano mais quente já registrado, além disso, as concentrações de dióxido de carbono (CO₂), metano (CH₄) e óxido nitroso (N₂O) atingiram novos recordes históricos, dando continuidade à tendência de crescimento observada nas últimas décadas.

Em 2024, a concentração média global de CO₂ chegou a 423,9 partes por milhão (ppm), com um aumento de 3,5 ppm em relação a 2023 — o maior salto anual já registrado. Esse valor representa cerca de 152% dos níveis pré-industriais.

OMM informa ainda que o último ano foi o ano mais quente já registrado, com temperaturas globais médias superiores a 1,5 °C em relação aos níveis pré-industriais, evidenciando a ligação direta entre o aumento das concentrações de gases de efeito estufa, o aquecimento global e a intensificação de eventos climáticos extremos.

O boletim destaca que o rápido crescimento do CO₂ resulta da continuação das emissões provenientes da queima de combustíveis fósseis, do aumento de incêndios e da queima de biomassa, e da redução da eficiência dos sumidouros naturais de carbono, tanto terrestres quanto oceânicos.

Imagem: DesignRage/Shutterstock

Ainda é possível reverter esse cenário?

“Portanto, é fundamental reduzir as emissões, não apenas pelo nosso clima, mas também pela nossa segurança econômica e pelo bem-estar da população”, alerta o órgão.

Leia mais

Imagem: Quality Stock Arts/Shutterstock

COP 30 em pauta

Vale lembrar que a OMM é um dos principais órgãos que participam da COP 30 (também ligada à ONU), que será realizada no próximo mês em Belém. A organização contribui com dados, relatórios e análises científicas para fundamentar as negociações climáticas e submete seus relatórios para análise no evento.

Logo da COP 30
Logo da COP 30 (Imagem: Divulgação/Governo Federal)

O Boletim de Gases de Efeito Estufa deve ser um dos relatórios submetidos pela OMM na COP 30, e o aumento dos níveis de CO₂ deve ser um dos principais focos dos debates durante o evento.

A COP é o maior encontro internacional sobre o clima. Pela primeira vez, o evento vai acontecer no Brasil e deve reunir delegações de pelo menos 190 países para debates sobre as mudanças climáticas.




Fonte Olhar Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui